quarta-feira, 2 de junho de 2010

Bruno Leitão no mirante

Aqui fica a notícia do jornal o Mirante sobre o Bruno...
Bruno Leitão começou na marcha atlética mas vai representar Portugal no lançamento do peso
Jovem de Almeirim no Campeonato do Mundo de Atletismo para deficientes Bruno Leitão nasceu há 30 anos, em Almeirim, e trouxe com ele uma deficiência genética, o Síndrome de Down ou Trissomia 21. Um problema que o diminui no desenvolvimento mental, mas que não o inibe de praticar desporto, nem o entusiasmo pela sua prática. Esse entusiasmo e dedicação levou-o a superar-se e a conseguir a convocação para representar Portugal no Campeonato do Mundo para deficientes. AQue se realiza em Setembro no México.

Os pais de Bruno Leitão souberam logo à nascença que o filho era portador do Síndrome de Down ou trissomia 21. Mas não deixaram de dar graças a Deus por lhe trazer aquele rebento ao mundo. Tudo têm feito para que o Bruno seja feliz. E pelos vistos estão a ter a felicidade de ver o jovem a atingir patamares de vida que nunca pensaram ser possível.
Bruno Leitão fez a escola em Almeirim, mas a sua capacidade de aprendizagem era muito reduzida, e pouco aprendeu. “Andou na escola, mas como se vê pouco ou nada aprendeu”, diz o pai Artur Leitão, que, contudo, acrescenta que o filho faz uma vida normal, “toma banho, veste-se, faz a sua cama, faz teatro, e pratica atletismo”.
Aos 18 anos entrou para a APPACDM - Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental, delegação do Vale de Santarém. Aí foi desenvolvendo algumas capacidades. “Foi no atletismo que encontrou o melhor de si”, garante o pai do jovem Bruno a O MIRANTE.
Quando se fala de atletismo os olhos de Bruno brilham com outra intensidade e o jovem corre a uma vitrine da sua casa, para trazer a última taça conquistada. “Esta ganhei-a em Lisboa no lançamento do peso. Ninguém esperava, mas eu consegui um dos primeiros lugares”, disse com entusiasmo.
Entusiasmo que não esmorece quando diz que vai participar numa telenovela que vai ser filmada em Coruche. “Gosto de estar na APPACDM, foi lá que conheci pessoas boas, como o senhor João Fortunato que me levou para o atletismo. E agora vou participar na novela da TVI que está a ser filmada em Coruche. É pá é formidável”, grita com alegria o Bruno.
Bruno começou a praticar atletismo com 18 anos, após a entrada na APPACDM. Tem competido na marcha atlética, onde, como é bem visível na sua vitrine, que olha religiosamente, teve boas classificações. “Na marcha venci várias provas, mas há em Portugal alguns atletas melhores que eu”, diz Bruno sem azedume.
No desenrolar da conversa, até parece que estamos a falar com um jovem que apenas é diferente na aparência. Mas Bruno Leitão não se esconde atrás da sua deficiência, é um jovem capaz de lutar por aquilo que quer. “O Bruno tem as suas crises, às vezes quer coisas que nós não lhe podemos dar, mas não é violento nem sequer embirrante. É capaz, de depois de uma conversa mais larga, compreender e acalmar-se”, diz o pai.
Mundial apareceu no lançamento do peso
Há pouco meses os técnicos da APPACDM apresentaram outro desafio ao Bruno. Propuseram-lhe fazer o lançamento do peso. No seu entusiasmo o jovem aceitou, e a primeira experiência até não correu muito bem. “O peso tem quatro quilos, e nos primeiros lançamentos quase que lhe caía aos pés”, refere Artur Leitão.
Mas a evolução foi muito rápida, e pouco tempo depois já fazia bons lançamentos. “Chegou ao dia da primeira prova, estava nervoso, mas a prova até correu bem, fiquei nos primeiros lugares, e ganhei mais entusiasmo”, referiu Bruno Leitão.
Bruno Leitão passou então a treinar em Almeirim com o técnico de desporto da Câmara Municipal de Almeirim, Daniel Leandro, e os resultados deram um salto muito grande. “Rapidamente se aproximou do recorde nacional. Em treinos já lançou nove metros e vinte. Em prova ainda lá não conseguiu chegar, mas é um dos melhores nacionais”, diz o jovem atleta. Que se considera completamente integrado no grupo de atletas almeirinenses que treinam com ele.
E a grande notícia chegou há poucos dias. “Não esperava nada ser chamado à Selecção Nacional. Quando recebi a notícia de que estava convocado para ir ao México, até chorei de alegria. O entusiasmo redobrou e agora treino ainda com mais vontade. Quero trazer uma medalha”, diz o Bruno com um comovente esgar de felicidade.
E segundo as contas do seu técnico, João Fortunato, e dos responsáveis pela Selecção, se Bruno conseguir fazer uma prova ao seu nível, a medalha é bem possível. “Os seus lançamentos normais estão ao nível do segundo lugar do último mundial”, referiu o pai.
Mas Bruno Leitão, garante que é calmo nessas alturas, nem tem medo de andar de avião. Já fez algumas deslocações ao estrangeiro para representar Portugal na marcha atlética. “Não tenho medo de andar de avião, e está ali a medalha que venci na República Checa”, diz correndo para a vitrine para mostrar a medalha que trouxe daquele país da Europa Central.

Nenhum comentário: