domingo, 24 de janeiro de 2010

Campeonato Nacional de Juniores de Pista Coberta - Pombal

Num fim-de-semana cheio de competições (Sábado - Pombal/Alpiarça e Domingo - Pombal/Ferreira de Zêzere), o nosso clube esteve nos Campeonatos Nacionais de Juniores, fazendo-se representar por 3 atletas que obtiveram previamente os minímos que eram necessários para competir. Dos 3 atletas 2 são ainda Juvenis, o que lhes abre portas para ainda estarem presentes mais edições deste campeonato.
A nossa atleta Ana Casimiro (Juvenil ainda de 1º ano) classificou-se em 12º com a marca de 2,14 m. De registar o facto de realizar toda a prova com uma vara emprestada por uma adversária (agredecemos à mesma - Catarina Nunes e ao seu clube - Associação Desportiva e Recreativa de Águas Belas) o que não é para todos. Para que se perceba a vara com que ela salta habitualmente já começa a ser insuficientemente forte para a evolução técnica da atleta, o que levou a que a Ana e o seu técnico a optarem por utilizar uma vara mais forte. A resposta da atleta foi a melhor, dando sinais de grande maturidade, reportório técnico e vontade de dar continuidade à sua preparação. Lembrar só que atleta vai começar agora a preparar o campeonato nacional de juvenis para o qual já tem minímos.
No Domingo os rapazes tiveram sortes diferentes. O atleta Roman Leyukh, que tem sido presença assidua em campeonatos nacionais, teve a infelicidade de experienciar a nova regra das falsas partidas, pois como o atleta se movimentou antes do tiro de partida acabou por nem poder realizar a competição (60 m barreiras - 1,00 m). Lembramos ainda que este atleta teve na época passada uma excelente participação nos nacionais de juvenis com um 4º lugar nos 110 m barreiras. Fica aqui uma palavra de consolação para o nosso atleta que trabalhou durante toda a época de Inverno para preparar-se para esta competição de 60 m barreiras, tendo inclusive em conjunto com o seu técnico tomado a opção de abdicar do salto em altura, prova que se realizou no sábado e para qual também tinha minímos. O ainda Juvenil Ricardo Carrilho (actual campeão regional de Juniores de Inverno no lançamento do peso) teve uma prestação positiva, tendo o atleta conseguido alcançar um novo máximo pessoal de 12,28 m, superando assim o seu anterior registo de 11,80 m. Note-se que o atleta sendo juvenil, habitualmente compete com o peso de 5 kg, mas nas competições do escalão de juniores lança com um engenho mais pesado em 1 kg (6kg). Este atleta conta já com minímos para participar no nacional de juvenis, a realizar em Guimarães, para a prova de lançamento do peso. O alteta e o seu treinador definiram no entanto objectivos ainda mais ambiciosos, tendo como metas realizar os minímos em mais 3 provas (100m, 200 m, e 300 m), o que a concretizar-se o atleta terá de optar por 3 das 4 provas. Esperemos que ele tenha este problema para resolver aquando do nacional.
Ainda em relação ao nacional de juvenis o clube conta já com 3 atletas com minímos, mas esperamos ainda a possibilidade de a entrada de mais alguns elementos. A todos os atletas do clube que tenham essa meta como objectivo a curto prazo, força nisso e trabalhem dedicadamente como o tem feito até agora.

Nenhum comentário: