sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Recordar 2009 - 4

A vencedora dos 800 m nos mundiais de Berlim de 2009 foi Caster Semenya. A atleta Sul-Africana causa surpresa ao aparecer nos mundiais sem grande história até aí. A forma como venceu a prova, sem dar hipóteses, e a sua aparência levantou suspeitas em relação ao seu verdadeiro sexo.

Um comentário:

Anônimo disse...

"Os exames ginecológicos a Caster Semenya concluíram que a atleta sul-africana é pseudo-hermafrodita. Os testes revelam que Semenya não tem ovários nem útero, mas tem testículos ocultos internamente. Estes resultados poderão ameaçar a fulgurante carreira da adolescente sul-africana, que se tornou campeã do mundo dos 800 metros nos últimos campeonatos do mundo de atletismo, em Berlim."

(...)

"Os exames levados a cabo concluíram que Caster Semenya é portadora de uma deficiência cromossomática que lhe confere, simultaneamente, características masculinas e femininas. Um pseudo-hermafrodita só tem ou testículos ou ovários (gónadas de um único tipo) e os genitais externos pertencem aos do outro sexo, enquanto num hermafrodita há simultaneamente tecido ovárico e testicular."

"Caster Semenya reconheceu o quanto difícil tem sido gerir essa situação. "Consigo andar descansada na Universidade, mas fora dela acho que não encontro outro lugar para o fazer", referiu a campeã mundial, revelando que só consegue ter algum sossego quando se encontra na Universidade de Pretória, onde se prepara habitualmente para a competição."