quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Torneio Jovem Atletismo Jogado - 30 Janeiro

Este torneio realizou-se no pavilhão desportivo de Benfica do Ribatejo, teve início às 16 horas do dia 30 de Janeiro - Sábado. Esta actividade tinha como principal objectivo promover uma relação mais próxima entre os praticantes do nosso clube/escola de atletismo, visto termos treinos em Almeirim e em Benfica do Ribatejo (Cortiçóis) a funcionar em simultâneo (terças e quintas). Pelas reacções e opiniões recolhidas após a actividade terminar concluimos que este torneio teve um enorme êxito junto dos jovens.

Corta Mato Escolar Regional novamente em Almeirim


terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Nélson Évora vai ser operado

O campeão olímpico do triplo salto, Nélson Évora, vai ter de ser operado à tíbia direita, e só se prevê uma recuperação total no final da temporada, no melhor dos casos. O treinador João Ganso explicou esta terça feira que o atleta sentiu uma dor na tibia direita na época passada, e que se trata de uma recaída. Apesar de estar optimista, o treinador é da opinião que "a melhor maneira seria o Nélson ser operado". A cirurgia deverá decorrer entre esta e a próxima semana. " Faltam dois anos para os Jogos Olímpicos e os mais importante é o Nélson Preparar-se para os Jogos", disse o técnico à Benfica TV, tendo os Jogos Olímpicos de Londres como o seu próximo objectivo.


Fonte: http://desporto.pt.msn.com/article.aspxcpdocumentid=151900625

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Corta-Mato de Preparação

Na bela manhã de 24 de Janeiro, onde o S.Pedro esteve do lado dos atletas, decorreu na localidade da Gravulha - Ferreira do Zêzere, o corta-mato de preparação da AAS. O nosso clube fez-se representar por 32 atletas, distribuidos por vários escalões.
Num percurso de boa qualidade e de verdadeiro corta-mato, os atletas almeirinenses estiveram em grande plano, obtendo 5 pódios colectivos (2 de 1ºlugar, 2 de 2ºlugar e 1 de 3ºlugar). A nível individual de destacar o pódio alcançado pelo atleta Marco Castelo(3º lugar - Júniores). O Marco que nos últimos tempos não tem tido possibilidade de treinar, por motivos profissionais, mostrou o valor que tem e que pode melhorar assim que retome os treinos. De destacar ainda os lugares alcançados pelos seguintes atletas:
-Benjamins Femininos: Inês Fidalgo (4ºlugar), Beatriz Miguel (5º lugar)
-Benjamins Masculinos: Francisco Gaio (6ºlugar), Hugo Pereira (9º lugar)
-Infantis Masculinos: José Sousa (7º lugar)
-Iniciados Masculinos: Cristiano Duarte (5º lugar)
-Juvenis Femininos: Ana Casimiro (4ºlugar); Georgiana Grosos (6ºlugar)
-Juvenis Masculinos: Ruben Castelo (9ºlugar)


Triatlo Técnico Jovem Regional

No passado Sábado, 23 de Janeiro decorreu na nave desportiva de Alpiarça o triatlo técnico jovem e provas de preparação. Para quem não está tão familiarizado com esta disciplina do Atletismo, o triatlo técnico é composto pelas provas de 60m barreiras, salto em comprimento e lançamento do peso.
Os nossos apresentaram boas "performances", obtendo alguns deles novos recordes pessoais. Destacaram-se os atletas José Sousa (9º - 520 pontos) e Nuno Jardim (11º - 483 pontos) entre os 22 atletas presentes.






domingo, 24 de janeiro de 2010

Campeonato Nacional de Juniores de Pista Coberta - Pombal

Num fim-de-semana cheio de competições (Sábado - Pombal/Alpiarça e Domingo - Pombal/Ferreira de Zêzere), o nosso clube esteve nos Campeonatos Nacionais de Juniores, fazendo-se representar por 3 atletas que obtiveram previamente os minímos que eram necessários para competir. Dos 3 atletas 2 são ainda Juvenis, o que lhes abre portas para ainda estarem presentes mais edições deste campeonato.
A nossa atleta Ana Casimiro (Juvenil ainda de 1º ano) classificou-se em 12º com a marca de 2,14 m. De registar o facto de realizar toda a prova com uma vara emprestada por uma adversária (agredecemos à mesma - Catarina Nunes e ao seu clube - Associação Desportiva e Recreativa de Águas Belas) o que não é para todos. Para que se perceba a vara com que ela salta habitualmente já começa a ser insuficientemente forte para a evolução técnica da atleta, o que levou a que a Ana e o seu técnico a optarem por utilizar uma vara mais forte. A resposta da atleta foi a melhor, dando sinais de grande maturidade, reportório técnico e vontade de dar continuidade à sua preparação. Lembrar só que atleta vai começar agora a preparar o campeonato nacional de juvenis para o qual já tem minímos.
No Domingo os rapazes tiveram sortes diferentes. O atleta Roman Leyukh, que tem sido presença assidua em campeonatos nacionais, teve a infelicidade de experienciar a nova regra das falsas partidas, pois como o atleta se movimentou antes do tiro de partida acabou por nem poder realizar a competição (60 m barreiras - 1,00 m). Lembramos ainda que este atleta teve na época passada uma excelente participação nos nacionais de juvenis com um 4º lugar nos 110 m barreiras. Fica aqui uma palavra de consolação para o nosso atleta que trabalhou durante toda a época de Inverno para preparar-se para esta competição de 60 m barreiras, tendo inclusive em conjunto com o seu técnico tomado a opção de abdicar do salto em altura, prova que se realizou no sábado e para qual também tinha minímos. O ainda Juvenil Ricardo Carrilho (actual campeão regional de Juniores de Inverno no lançamento do peso) teve uma prestação positiva, tendo o atleta conseguido alcançar um novo máximo pessoal de 12,28 m, superando assim o seu anterior registo de 11,80 m. Note-se que o atleta sendo juvenil, habitualmente compete com o peso de 5 kg, mas nas competições do escalão de juniores lança com um engenho mais pesado em 1 kg (6kg). Este atleta conta já com minímos para participar no nacional de juvenis, a realizar em Guimarães, para a prova de lançamento do peso. O alteta e o seu treinador definiram no entanto objectivos ainda mais ambiciosos, tendo como metas realizar os minímos em mais 3 provas (100m, 200 m, e 300 m), o que a concretizar-se o atleta terá de optar por 3 das 4 provas. Esperemos que ele tenha este problema para resolver aquando do nacional.
Ainda em relação ao nacional de juvenis o clube conta já com 3 atletas com minímos, mas esperamos ainda a possibilidade de a entrada de mais alguns elementos. A todos os atletas do clube que tenham essa meta como objectivo a curto prazo, força nisso e trabalhem dedicadamente como o tem feito até agora.

Atletas treinam na nave desportiva de Alpiarça

Os nossos atletas, que treinam habitualmente à sexta-feira, tiveram no passado dia 22 de Janeiro um treino diferente, podendo disfrutar das óptimas condições que a nave desportiva de Alpiarça oferece. Presentes em grande número e com vista a construir melhorias do domínio técnico nas diferentes disciplinas (barreiras, comprimento, altura e velocidade) em que iriam competir neste presente fim-de-semana, os nossos atletas empenharam-se o que se reflectiu sobretudo nas aquisições em termos de técnica de execução.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Campeonato Regional de Absolutos de Santarém - Pista Coberta/Pombal

Realizou-se à imagem de anos anteriores os Campeonatos de Inverno de Santarém em Pombal, em parceria com as Associações de Leiria, Coimbra e Castelo Branco. Os nossos atletas, na sua maioria juvenis e júniores, estiveram presentes com resultados dentro do esperado. A nossa presença em Pombal teve um novidade que foi notado por todos os presentes, pois passamos a deixar de ser a equipa "tutti-frutti" visto que os nossos atletas exibem agora um fato de treino, marca Patrick com as cores, nome e símbolo do clube.

Em termos individuais os destaques vão para os pódios de Ana Casimiro (2ª no salto em altura com 1,30m e 3ª no salto com vara com 2,20m) e Georgiana Grosos (3ª no salto em comprimento com 4,46m). Ambas as atletas ainda são juvenis. Nos séniores Daniel Leandro conseguiu o 1º lugar nas provas de salto com vara (3,30m) e lançamento do peso (11,36m). Os resultados poderão em breve ser consultados no site da AAS.

http://aasantarem.pt/Resultados/res_pres/Resultados.asp

domingo, 10 de janeiro de 2010

Campeonato Regional de Marcha em Estrada - Montemor-o-Velho

Na tarde fria de sábado, 9 de Janeiro, realizou-se o campeonato regional de marcha em estrada. Competição estas que contou com várias classificações distintas visto se realizarem em conjunto os regionais de Santarém, Lisboa, Coimbra e Leiria, para além da 3ªa edição do Grande Prémio Montemor-o-Velho de Marcha Atlética. Nesta que foi a primeira vez que o nosso clube participou neste campeonato, obtivemos prestações bastante positivas, destacando-se a força de vontade e espiríto de equipa, pois todos os atletas da nossa equipa estão agora a começar a dar os seus primeiros passos na marcha atlética, mas mesmo assim fizeram questão de dar o seu melhor. Destacamos ainda o facto da equipa de iniciados masculinos ter conquistado o titulo de campeões regionais.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Recordar 2009 - 4

A vencedora dos 800 m nos mundiais de Berlim de 2009 foi Caster Semenya. A atleta Sul-Africana causa surpresa ao aparecer nos mundiais sem grande história até aí. A forma como venceu a prova, sem dar hipóteses, e a sua aparência levantou suspeitas em relação ao seu verdadeiro sexo.

Recordar 2009 - 3

Naide Gomes após uma época em grande forma, mas sempre com pequenas lesões que foram prejudicando as suas performances e preparação para os Mundiais, acabou por não obter uma medalha. A atleta ficou em 4º lugar com a marca de 6,77m no salto em comprimento. Assim, no 1º ano deste novo ciclo olímpico a atleta portuguesa acaba por não obter um resultado merecido depois dos azarados Jogos Olímpicos de Pequim 2008.

Recordar 2009 - 2

No triplo salto Nélson Évora continua a dar cartas... Apesar de nos últimos campeonatos do mundo ter sido batido pelo seu rival britânico, Idowu, que tem um visual no minímo exuberante. O atleta português manifestou estar sempre pronto para grandes voos e mais uma vez fez subir a bandeira portuguesa desta feita em Berlim.

Recordar 2009 - 1

Vamos rever alguns dos momentos de 2009, no que ao atletismo diz respeito.

Comecemos então pelo recorde do mundo da prova de 100 m. O atleta em causa não precisa de apresentações. Vejam o video do youtube.


http://www.youtube.com/watch?v=By1JQFxfLMM

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

S. Silvestres 2009

Realizou-se no dia 26/12/09, pelas 21h30, mais uma edição da S. Silvestre do Sado na bela zona de Setúbal, foi uma prova onde o frio não deu tréguas aos atletas, mas mesmo assim participaram cerca de 200 atletas distribuídos pelos vários escalões etários. Foi uma prova realizada num circuito onde predominava quase sempre o sobe e desce com uma extensão de aproximadamente 9.500m. Quanto à prestação do atleta em representação da Associação dos 20kms de Almeirim foi positiva, tendo obtido a seguinte classificação:
-Classificação Geral:
-35º lugar - tempo: 34:55
-Escalão Veteranos I:
-10º Lugar

No dia 28 de Dezembro pelas 21h, teve lugar na bela cidade do Funchal (Madeira), a 51ª Volta à cidade do Funchal, com a distância de 6000m. Esta que é a mais antiga S. Silvestre do país contou com mais de mil atletas à partida. Nesta prova, esteve em grande evidência o muitíssimo público presente, que incentivou com grande efusividade os vários atletas presentes. Os vencedores desta prova foram os internacionais Rui Pedro Silva (Maratona CP) e Fernanda Ribeiro (Individual). Quem também esteve presente foi o atleta almeirinense João Fulgêncio em representação da Ass. 20kms de Almeirim.
-Classificação Geral:
-57º lugar - tempo: 21:42

Zero Falsas partidas entraram em vigor a 1 de Janeiro

No passado mês de Agosto, durante o Congresso Ordinário da IAAF organizado em Berlim, um conjunto de propostas que tinham como objectivo alterar algumas das Regras desta entidade foram discutidas e aprovadas.
Algumas da mais relevantes tiveram como alvo a Regra 162, que determina aspectos relacionados com as partidas. Dada a importância das alterações introduzidas, considerámos importante resumi-las e delas dar conhecimento por esta via.Em primeiro lugar, e no que concerne às corridas não integradas em competições de Provas Combinadas assim como às provas de marcha, entrou em vigor a 1 de Janeiro a Regras das “zero partidas falsas”, o que significa que nestas provas, qualquer atleta que faça uma falsa partida será imediatamente desclassificado dessa prova. E esta Regra será aplicada em provas de qualquer escalão etário. Relativamente as corridas integradas em competições de Provas Combinadas ,passou a ser aplicada, também a 1 de Janeiro, a que era aplicada às corridas não integradas nas Provas Combinadas até 31 de Dezembro passado. Ou seja, apenas uma falsa partida por corrida será autorizada sem a desclassificação do(s) atletas (s) responsável (eis) pela falsa partida. Qualquer (quaisquer) atleta(s) responsável(eis) por falsas partidas posteriores serão desclassificados da corrida em questão.Outra alteração, para alguns mais relevante que as anteriores, tem a ver com a redução dos “actos” que poderão ser considerados como falsa partida.A partir de agora, apenas será considerado como falsa partida a situação em que um atleta não inicie a partida apenas após ter ouvido o som de uma pistola ou de outro sistema homologado de partidas. Este facto continuará a ser avaliado com ou sem o auxílio de um detector de falsas partidas.Passará a ser considerado um comportamento incorrecto, e assim penalizado com advertência ,ou com desclassificação caso seja o segundo comportamento incorrecto assinalado ao atleta durante uma mesma competição, qualquer das seguintes situações:-Não cumprir a ordem “aos seus lugares” ou “prontos” como apropriado, ou não colocar-se na sua posição final de partida, após um período de tempo razoável;-Perturbar outro(s) atleta(s) participante(s) na mesma corrida ou prova de marcha através de som, movimento, ou de outro modo, após as ordens atrás referidas.As situações atrás mencionadas, antes consideradas como falsa partida, poderão ser agora consideradas como conduta imprópria dos atletas por elas responsáveis, como já era a seguinte : Abortar uma partida, após a ordem “aos seus lugares “ ou “prontos”, e antes do tiro de partida, por exemplo levantando uma mão e/ou levantando-se ou sentando-se no caso de uma partida de blocos sem uma razão válida.Em qualquer destas três situações, competindo ao Juiz de Partidas a interrupção do processo de partida, será atribuição do Juiz Árbitro relevante a decisão sobre se o ocorrido corresponderá, ou não, a uma das situações antes referidas.Se sim, repetimos que, consoante se trate de uma primeira ou de uma segunda infracção durante a mesma competição, será mostrado ao atleta, pelo Árbitro, e respectivamente, um cartão amarelo ou vermelho. E um verde será igualmente mostrado, para informar atletas, espectadores e outros presentes no local da competição, de que não foi assinalada qualquer falsa partida.Caso um atleta seja desclassificado por motivos disciplinares (como referido antes), este mesmo atleta não poderá participar em qualquer outra prova para a qual estivesse inscrita na mesma competição.